Imagem capa - Você sabe usar o Auto-foco da sua Câmera? por Cezar Fernandes
Dicas

Você sabe usar o Auto-foco da sua Câmera?

Uma das ferramentas que mais me ajudam no dia a dia como fotógrafo profissional é o Auto foco (ou foco automático). Diversas vezes, ao iniciar uma nova turma de fotografia, seja aqui no estúdio, ou em outras instituições, os alunos chegam ávidos por utilizar a câmera no modo manual, e levam o foco para o manual junto. Eu indico o uso do foco manual sim, mas como treino para o olho. No dia  a dia, sugiro sempre a utilização do foco automático. Variando o modo como ele funciona para cada ocasião. 


Cada modelo de câmera possui uma quantidade diferente de pontos de foco. A 5D Mark II, minha câmera atual, por exemplo, possui 15 pontos. Modelos como a 1Dx da Canon ou a Nikon D4, por exemplo, podem chegar a mais de 50. Desta forma, podemos decidir em que ponto do enquadramento queremos o foco, ou podemos deixar que a câmera decida de forma automática (o que eu não recomendo).




Além de escolher o ponto de foco, o fotógrafo pode determinar ainda a forma como ele trabalha. Eu, Como fotografo na maior parte do tempo still e ensaios com modelos parados, acabo utilizando muito o modo "one shot" da Canon (AF-S na Nikon), onde coloco o o ponto de foco sobre meu assunto, aperto o disparador até a metade e travo, podendo até mesmo re-enquadrar o assunto se necessário. Utilizo muito o botão de trava de autofoco na parte traseira da 5D para isso. Caso sua câmera não possua um botão de trava de AF, você pode, através das configurações personalizadas, transformar a trava de exposição em trava de AF.


Mas e se o assunto não é estático?




 Para assuntos em movimento, o modo one shot ou AF-S pode te deixar em maus lençóis, uma vez que o foco está diretamente relacionado à distância entre câmera e assunto, que vai variar muito com o movimento do fotografado. 

Uma forma prática de conseguir acertar sempre (ou quase sempre) o foco em assuntos em movimento é usar os modos AI Servo (Canon) / AF-C (Nikon), ou AI Focus (Canon) AF-A (Nikon). Ambos os modos acompanham o movimento do assunto, mas a diferença principal entre eles é que no modo AI Focus (Canon) AF-A (Nikon) a câmera varia entre os modos Servo e One shot, decidindo qual o melhor para cada momento. Uma boa escolha para os que ainda não se enturmaram muito com o foco automático. Já para os que estão mais avançados, sugiro um teste de usar o AI-Servo com a escolha de pontos automática da câmera. A tendência é a câmera acompanhar o assunto, mesmo que ele varie de posição no enquadramento.


Pega a câmera! Vai para a rua! Exercite!!! É a melhor forma de aprender a fotografar!

Bless!