Imagem capa - 10 dicas para escolher seu fotógrafo de casamento por Cezar Fernandes
DicasCasamentos

10 dicas para escolher seu fotógrafo de casamento




A escolha da equipe de fotografia e produção de vídeos é uma das mais importantes em seu casamento, afinal, serão os responsáveis por eternizar aquelas curtas horas que dedicou tanto carinho e dedicação (e dinheiro, é claro) para preparar e que quer se lembrar para sempre. Mostrar para seus filhos, netos e quem sabe até, bisnetos. 

Eu fico sempre muito feliz de poder ver como foi o casamento dos meus pais. Com o álbum no colo, me divirto e me emociono vendo meus familiares em um momento tão importante da minha história, antes mesmo de eu ter nascido.

Pensando na complexidade e responsabilidade que envolve este trabalho, separei algumas pequenas dicas sobre como escolher os profissionais para delegar tamanha responsabilidade.


1 - Pesquise e avalie portfólios

Com o boom do mercado fotográfico, centenas de novos profissionais se lançam a cada dia, e é de extrema importância avaliar as competências de quem lhe oferece o trabalho. Um grande diferencial, é sempre a experiência. Um fotógrafo de casamento profissional experiente, contará com um portfólio recheado de trabalhos diferentes, e tipos de cobertura também. Você poderá ver diversos casais em suas fotos e isso lhe trará a segurança na hora do fechamento do contrato. Outra vantagem do fotógrafo experiente em relação aos novatos, é a forma de se portar diante de situações inesperadas. Como todo grande evento, um casamento pode trazer surpresas durante a cobertura e o profissional deve estar habituado com estas situações para não deixar nada passar! Uma boa forma de começar a pesquisa por um fotógrafo de casamento é pedindo dicas ao buffet, cerimonialista, casa de festa e outros profissionais experientes no ramo.




2 - Encontre o estilo que lhe agrada

Dentro das diversas opções de profissionais disponíveis no mercado, existem diversos estilos de cobertura também. Encontrar a que mais lhe agrada é, sem dúvida, fundamental. Você pode optar por coberturas clássicas, românticas, foto-jornalísticas ou outras, e o perfil do profissional escolhido vai contar muito disso. No meu caso, por exemplo, que venho do fotojornalismo diário, acabo imprimindo um pouco disso nas minhas coberturas. Fotografo sem poses muito forçadas, deixando o casal o mais a vontade possível, sempre um pouco mais distante, capturando imagens espontâneas e mais naturais do casal.


3 - Não se prenda a profissionais locais

A internet veio com tudo para facilitar os trabalhos à distância. Muitas vezes nos prendemos à contratação de profissionais que estão mais próximos fisicamente de nós, apenas pela facilidade de marcar reuniões, poder ver o material produzido pessoalmente e tudo o mais, mas esta realidade tem mudado bastante. Hoje, com auxílio da tecnologia, temos atendido cada vez mais casais que não estão exatamente tão próximos de nós. Realizamos reuniões por skype, hangout's e nos falamos bastante pelo whatsapp também. O que realmente importa é a qualidade do serviço que oferecemos e a segurança que passamos em poder atender o cliente, mesmo em cidades ou estados diferentes.


4 - Avalie o quanto o profissional está disposto a lhe dar atenção

Muitos são os fotógrafos profissionais que cobram por hora, não levando em conta que um casamento nem sempre corre dentro do cronograma esperado, e que um certo "Jogo de cintura" é sempre bem vindo. Dizer para uma noiva que sua festa tem de obedecer o limite de 04 horas é com certeza colocar uma cerca em volta de seu sonho. É claro que o bom senso deve existir dos dois lados, e os horários devem ser estabelecidos até para garantir uma qualidade de trabalho para a equipe, mas tente descobrir o quanto o profissional que se coloca à sua disposição pode estar ao seu lado até o final do evento.





5 - A mesma equipe para foto e vídeo

É muito comum a contratação de equipes distintas para fotografia e produção de vídeo, mas quando pensamos em um time, a primeira palavra que nos vem à cabeça é entrosamento. Ao contratar os serviços de foto e vídeo, leve em consideração que, quanto mais entrosada estiverem as duas equipes, melhor será o resultado da cobertura.



6 - Atente aos detalhes do contrato

O contrato é que lhe garante a prestação do serviço de acordo com as promessas e combinados na hora da venda do serviço. Preste atenção para que todas as promessas que o fotógrafo lhe faz, estejam contempladas nele, como horários, número de fotos, formatos de arquivo, formas de entrega e pagamento. Eu costumo trabalhar enviando uma minuta para que o casal possa olhar e estou aberto à sugestões de alteração. Acho que é a melhor forma de todos ficarem contentes ao final do serviço.


7 - Tenha pressa! Mas nem tanto!

A ansiedade de estar com tudo definido, o quanto antes, é muito comum entre as noivas, mas é muito importante cuidar de cada detalhe com calma. Assim, você poderá observar alguns destes pontos que passamos e avaliar bem a escolha do profissional! Por outro lado, se antecipar no fechamento, garante que você consiga a data que sempre sonhou e, de quebra, algumas facilidades de pagamento que só esta distância da data permite!


8 - Com ou sem álbum?

Na minha opinião, o produto final de uma cobertura de casamento, é um belo álbum fotográfico, encadernado, com uma diagramação pensada exclusivamente para o casal. Portanto, acredito que, mesmo que fique um pouco mais caro no final, o álbum faz toda a diferença, afinal, é ele que colocará no colo dos seus filhos/as, netos/as e etc daqui há alguns anos para contar como foi este lindo dia.


9 - É caro?!

Na hora de avaliar um orçamento de um fotógrafo de casamento, é preciso entender a relação custo/benefício existente nele. Deve-se levar em consideração, em primeiro lugar, a responsabilidade que entregam em nossas mãos, que é a de cuidar da memória de uma data tão importante na vida de vocês. Não tem como pedir para fazer de novo, ou compensar com qualquer outra coisa um erro que ocorra. Como disse anteriormente, o mercado está abarrotado de opções, com diversos preços, mas desconfie sempre de preços muito em conta. Os conhecimentos e equipamentos envolvidos neste tipo de trabalho são caros e demandam de manutenção e cuidado periódico, portanto, pesquise, pesquise e pesquise.


10 - Quem é o melhor?

O melhor fotógrafo de casamento será o que atender às suas necessidades, sejam estéticas, financeiras ou qualquer outra que influenciem na escolha. Na minha opinião, o mais importante e fechar com um profissional que, em primeiro lugar, você simpatize! Isso mesmo! A empatia é fundamental neste momento, afinal, estaremos juntos em um dos momentos mais importantes, mas também, mais estressantes da sua vida. Costumo dizer que o fotógrafo, no dia do casamento, fica mais próximo da noiva que a própria família!


Uma dica final que aprendi com uma das minhas noivas de 2017, a Larissa, é fazer uma lista muito bem detalhada, com todas as dúvidas que têm em relação à fotografia, cobertura, equipe e até equipamento. A lista dela devia ter uma duas páginas, e acredito que o que passou segurança para ela, foi o fato de não ter gaguejado para responder nenhuma delas! Logo logo vocês vão poder curtir as fotos do casório dela com o Phillipe aqui no site!


Bless and love!